Nos meses em que as temperaturas são mais baixas, torna-se importante reforçar a ingestão de determinados nutrientes, que estão ligados, maioritariamente ao bom funcionamento do sistema imunitário. Existem alguns alimentos que, devido às suas características nutricionais, podem ser uma mais valia quando consumidos nesta época do ano, para fazer frente ao frio!

Sopa de legumes

Iniciar as refeições com uma sopa de legumes, permite não só controlar o apetite, mas também contribuir para uma maior sensação de conforto. Devido à sua composição rica em hortícolas, a sopa ajuda a suprir as necessidades diárias de fibra, vitaminas e minerais. Confecionar a sopa com hortícolas da época de diferentes cores, favorece a sua variedade nutricional.

Alimentos ricos em vitamina C

Alimentos ricos em vitamina C são uma excelente opção para consumir quando o clima está mais frio, uma vez que previne as habituais constipações.
Sabia que o kiwi pode conter até 4 vezes mais vitamina C do que a laranja? Quando pensamos neste micronutriente, os citrinos são a escolha mais óbvia, contudo existem outros alimentos com quantidades significativas que devem ser incluídos nas nossas refeições: Kiwi, frutos vermelhos como framboesas, amoras, mirtilos e morangos e ainda alguns vegetais, com destaque para os agriões, brócolos, pimentos crus, pepinos e espargos são boas fontes desta vitamina.

Leguminosas

As leguminosas são alimentos nutricionalmente densos, ricas em proteínas de origem vegetal, vitaminas do complexo B e minerais como o ferro, zinco, magnésio, potássio e fósforo. Além disso, são fornecedores interessantes de compostos fenólicos, flavonóides, isoflavonas e outros antioxidantes, importantes para o bom funcionamento do sistema imunitário.

Feijoada de abóbora com arroz de tomilho

Experimente esta deliciosa receita retirada do nosso livro PONTO. Escolha Saudável
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