Hoje é o dia mundial da água e se há algo que podemos tirar já como lição do momento que estamos a viver é que o que tomamos hoje como garantido amanhã pode deixar de o ser. Assim está nas mãos de todos preservar este líquido tão essencial e precioso à vida de todos nós.

Deixamos aqui 7 dicas de como poupar a sua água em casa:

1. Ao lavar a loiça ou quando escova os dentes ou faz a barba não deixe agua a correr. Se lavar à loiça encha o lava-loiça com  agua. Os dentes leve para sua casa de banho um copo e encha-o com a quantidade de água necessária e para fazer a barba coloque um pouco de agua no lavatório.

2. Cada minuto que passa no duche gasta em média 17 litros de agua. Marque os minutos no telemóvel optando sempre por duches rápidos.

3. Máquinas de roupa ou loiça devem ser postas a trabalhar quando têm a sua carga máxima

4. Consuma mais vegetais e de preferência da estação e locais, ao fazer esta opção está a escolher alimentos adaptados ao clima da época e que para a sua produção foi necessário menos consumo de água

5. Diga não ao desperdício alimentar, seja criativo e reaproveite as sobras das refeições, lembre-se que é preciso muita agua para produzir carne, cereais e vegetais

6. Se tiver um jardim ou vasos na varanda organize os períodos de rega na parte da manhã ou à noite, estas são as alturas do dia onde há menos evaporação de água.

7. Se tem um quintal ou jardim, utilize um balde com capacidade para 20 ou mais litros para aproveitar agua da chuva, agua essa que pode mais tarde utilizar para regar as suas plantas. 

Mantenha-se hidratado

A hidratação é essencial para manter um bom estado de saúde.​ A quantidade de água que devemos beber varia de pessoa para pessoa, contudo é fácil monitorizar se está no bom caminho: beba o suficiente para que a urina seja incolor ou amarela pálida e sem cheiro.​ 

Se tiver dúvidas, esta escala poderá ajudar:

Escala de coloração de urina (Escala de Armstrong)
Armstrong, L.E., Maresh, C.M., Castellani, J.W., Bereron, M.F., Kenefick, R.W., LaGassee, K.E., and Riebe, D. (1994). “Urinary Indices of Hydration Status.”, Int. J. Sport Nutr., 4, 265-279.

Quanto menor o número, melhor o resultado. A urina classificada de 1 a 3  indica bom estado de hidratação. Entre 4 e 6, o indivíduo está mal hidratado e, classificação 7 e 8, é sinal de desidratação severa. 

Share This