No dia em que se celebra mundialmente o vegetarianismo, queremos relembrar 4 regras elementares para que possa disfrutar plenamente deste tipo de alimentação, garantido a satisfação de todas as necessidades nutricionais.

Nos últimos anos, tem-se verificado um crescente número de pessoas a aderir a padrões alimentares com menores quantidades de produtos de origem animal. A alimentação vegetariana é composta maioritariamente por alimentos de origem vegetal, tendo por base o consumo de cereais, hortofrutícolas, leguminosas, frutos oleaginosos e sementes.

Que tipos de alimentação Vegetariana existem?

Ovovegetariana

Alimentos de origem vegetal + ovos

Lactovegetariana

Alimentos de origem vegetal + laticínios

Ovolactovegetariana

Alimentos de origem vegetal + ovos + laticínios

Vegetariana estrita ou Veganismo

Exclusivamente alimentos de origem vegetal

Independentemente do tipo de vegetarianismo que pretenda seguir ou experimentar, lembre-se destes 4 princípios básicos para garantir que tem uma alimentação equilibrada, completa e variada:

R

Combinar um cereal com uma leguminosa:

Como por exemplo arroz e feijão ou massa e grão. Esta é uma estratégia para compensar a ausência da proteína animal, devido à complementaridade proteica dos seus aminoácidos essenciais.

R

Consumir alimentos ricos em vitamina C:

Como laranja, kiwi, pimentos ou agrião, juntamente com alimentos ricos em ferro, tais como os vegetais de folha verde escura, para otimizar a absorção deste mineral.

 

R

Demolhar e germinar leguminosas, grãos e sementes:

Para diminuir a quantidade de fitatos. Estes compostos interferem na absorção do ferro, que é particularmente importante numa alimentação vegetariana.

R

Recorrer a alimentos enriquecidos tais como bebidas vegetais e cereais integrais ou suplementos de vitamina B12

No caso de seguir um padrão alimentar estritamente vegano, já que este micronutriente se encontra maioritariamente em produtos de origem animal.

Não se esqueça de fazer o um planeamento cuidado das suas refeições, siga as nossas dicas e consulte as nossas receitas deliciosas para mais ideias!

Bolonhesa de lentilhas vermelhas com noodles de arroz

Experimente esta receita vegetariana
do nosso livro Ponto. Escolha saudável!

Share This