Consumir alimentos frescos, não processados, sazonais e de cultivo de proximidade (de produção nacional) é uma garantia de qualidade nutricional. Conheça alguns alimentos típicos da primavera e as suas características nutricionais:

Alcachofras

Do ponto de vista nutricional, uma alcachofra de tamanho médio fornece 28% de fibra, 22% de ácido fólico e 25% de vitamina C, relativamente à dose diária recomendada. Além disso fornece inúmeras vitaminas como a Tiamina, Riboflavina, Niacina e Vit. B6, e ainda possui uma enorme concentração de fitoquímicos, substâncias com capacidade reguladora no organismo.
No nosso país, encontra-se disponível no meses de abril, maio e junho.

Beldroegas

As beldroegas, disponíveis maioritariamente nas regiões do Alentejo e do Algarve constituem uma das maiores fontes vegetais de ácidos gordos ómega-3, podendo contribuir, a par de uma alimentação saudável, para um menor risco de doença cardiovascular. São ainda fonte de vitamina C, potássio, e magnésio e apresentam valores interessantes de ferro. Procure comprar as beldroegas entre abril e dezembro, escolhendo as de folhas suculentas e caules verdes e viçosos. Pode conservá-las no frigorífico por um período máximo de 3 dias.

Morangos

São uma fruta de fácil preparação e consumo, sendo facilmente integrados em lanches e snacks. Além das suas características antioxidantes e anti-inflamatórias, os morangos são ricos em Vitamina C e são fonte de fibra e folatos. Recomenda-se que sejam consumidos dentro da sua época sazonal (entre abril e agosto) para que os suas características nutricionais sejam mantidas. Conserve-os no frigorífico, num recipiente fechado para não desidratarem.

Cerejas

Além de apresentarem baixo valor calórico, são ricas em vitamina A, compostos fenólicos e flavonoides com ação antioxidante. Estes compostos quando associados a um estilo de vida saudável, apresentam efeitos benéficos para a saúde, nomeadamente, na prevenção de doença coronária e de certos tipos de cancro. No nosso país, poderá encontrá-las disponíveis entre os meses de maio a julho.

Nêspera

Cerca de 5 ou 6 nêsperas pequenas fornecem a quantidade diária recomendada de vitamina A, responsável pela boa saúde das mucosas e pele. Apresentam baixo valor energético e são ricas em compostos flavonóides com propriedades antioxidantes. Também possuem potássio e fibras solúveis, como a pectina, que contribuem para a regulação dos níveis de colesterol.

Chutney de Nêspera

Experimente esta deliciosa receita do PONTO. Escolha Saudável

Share This